sábado, 14 de dezembro de 2024

Nova cavidade vulcânica descoberta no Pico


Foi recentemente anunciada a descoberta de uma nova cavidade vulcânica na ilha do Pico, designada “Gruta de Santana”, com cerca de 170 metros de comprimento. A descoberta ocorreu na sequência de trabalhos de eletrificação realizados pela EDA – Eletricidade dos Açores, na zona de Santana, freguesia de Santo António, concelho de São Roque do Pico.

A cavidade agora descoberta tem cerca de 170 metros de comprimento, com uma altura que varia entre os 70 centímetros e os cinco metros, e uma largura entre dois e cinco metros. Apresenta um património geológico estruturalmente bem preservado, apenas com pequenos desabamentos nas paredes, além de diversas estruturas geológicas importantes, como estalactites, bolhas de gás, bancadas laterais, pequenos tubos sobrepostos, bolas de lava e paredes estriadas. Além disso, foi identificada a presença biológica de colónias de bactérias, aracnídeos, raízes e ossadas de pequenos animais.

Recorde-se que, das cerca de 340 cavidades vulcânicas naturais conhecidas nos Açores, o Pico é, de longe, a ilha que alberga o maior número de grutas, com 145 cavidades identificadas, número que será ainda atualizado no final deste ano, com esta nova descoberta. Além disso, é na ilha montanha que se situa a Gruta das Torres, o maior tubo lávico de Portugal com uma extensão de 5150 m.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!