terça-feira, 31 de outubro de 2017

Mais um recorde europeu na caça submarina para um picaroto


[Link para recordes mais recentes]

Paulo Afonso, natural de Santo Amaro, concelho de São Roque do Pico, capturou no passado dia 12 de outubro de 2017, através de caça submarina, um exemplar de dourado (Coryphaena hippurus) com 17,4 kg. Esta captura foi agora formalmente homologada como recorde europeu.

Paulo Afonso é ainda recordista com os seguintes exemplares, capturados nos Açores recorrendo a uma arma de caça submarina:

No entanto, outros mergulhadores também têm recordes internacionais devido aos seguintes peixes capturados em águas açorianas:

Esta é a prova de como os peixes dos Açores têm renome mundial!

Haja saúde!

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Como chegar ao Pico partindo de Lisboa (e vice-versa) durante o Inverno IATA 2017/2018


Descobrir a melhor forma de chegar à ilha do Pico partindo de Lisboa, sem pernoita intermédia e utilizando apenas o transporte aéreo, pode ser uma tarefa árdua, sendo que o mesmo se aplica ao percurso inverso: as combinações entre companhias são várias e nem sempre é possível perceber facilmente se dá ou não para apanhar ligações low-cost.

Por esta razão, e sob a supervisão de Luís Ferreira, os administradores do grupo de Facebook "Aeroporto do Pico" elaboraram um conjunto de ficheiros que contêm as diversas alternativas de como chegar ao Pico partindo de Lisboa, ou vice-versa, no mesmo dia e só por via aérea durante o Inverno IATA 2017/2018. Estas alternativas estão disponíveis através dos seguintes links:

 29 de outubro a 31 de dezembro (2017)  1 de janeiro a 24 de março (2018) 
Lisboa -> Pico Lisboa -> Pico
Pico -> Lisboa Pico -> Lisboa

As alternativas apresentadas devem ser sempre confirmadas no respetivo site de cada companhia aérea ou numa agência de viagens, uma vez que podem ocorrer alterações pontuais nos horários.

Outras informações úteis:

Recorde-se ainda que os horários dos aviões que servem a ilha do Pico de forma regular encontram-se disponíveis no separador "Aviões" deste blog.

Haja saúde!

domingo, 29 de outubro de 2017

Horários dos aviões na ilha do Pico — Inverno IATA 2017/2018


A mudança para a hora de inverno (último domingo de outubro) coincide também com o início da estação "Inverno IATA", onde são praticados novos horários nas ligações aéreas com a ilha do Pico.

Mais concretamente, o aeroporto da ilha montanha passa agora a ter (até 24 de março de 2018):
  • Uma ligação diária com a ilha Terceira;
  • Quatro ligações semanais com a ilha de São Miguel (domingo, segunda, quarta e sexta);
  • Duas ligações semanais com Lisboa (segunda e sábado).
Nota ainda para a facto de, ao contrário dos invernos anteriores, todos os voos Lisboa / Pico / Lisboa que estão programados serem diretos em ambos os sentidos.

Todos horários dos aviões que servem a ilha do Pico de forma regular encontram-se disponíveis no separador "Aviões" deste blog.

Haja saúde!



Voos regulares
(clique na origem/destino para mais detalhes)

Chegadas ao Pico
HorárioDom.2.ª3.ª4.ª5.ª6.ªSáb.
08h ― 11h
PDL

  PDL
     
11h ― 13h

 

TER
 
TER
TER  
13h ― 15h
 
LIS

         
15h ― 17h
TER PDL
   
TER

 

PDL
LIS
TER
17h — 19h

TER
 

 
 



Partidas do Pico
HorárioDom.2.ª3.ª4.ª5.ª6.ªSáb.
08h ― 11h
PDL
 
PDL
   
11h ― 13h

 

 

TER
 
13h ― 15h
 
LIS
TER

  TER

 
15h ― 17h      

 
  LIS
17h — 19h TER PDL


TER

 
TER

  PDL

TER


Legenda: TER - Terceira | PDL - Ponta Delgada | LIS - Lisboa


quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O portão mais filosófico do mundo


Um portão é, segundo o dicionário, uma porta grande, ou seja, é uma peça grande que fecha uma abertura para entrar ou sair.

Pois bem, sobranceiro à vila de São Roque do Pico, num dos caminhos do mato da ilha montanha e junto a um dos miradouros das vacas, encontra-se uma destas portas grandes, mas que não é um portão qualquer: este é o portão mais filosófico do mundo!

Ora bem, analise-se então as particularidades deste portão:
  • Não é possível perceber se o portão abre para dentro ou para fora, o que permite que se possa atravessar o portão dizendo "a entrar para fora" ou "a sair para dentro" e isso ser completamente filosófico...
  • Por vezes, para se resolver um problema, uma pessoa "anda às voltas"; se o problema aqui (filosófico na maior parte dos casos) for passar para o outro lado do portão, basta, literalmente, andar à volta...
  • Deixar um portão aberto normalmente facilita a passagem; neste caso, até se torna filosófico o ato de abrir o portão, pois o melhor caminho já lhe passa ao lado...
  • Meter um cadeado neste portão é claramente bastante filosófico, sendo-o ainda mais se for feita uma chave suplente, de forma a precaver a perda da chave original...
Resumindo, este portão pode ser considerado uma autêntica obra de arte, não tanto do ponto de vista estético, mas sim pelo efeito filosófico que tem na paisagem em que se insere.

Haja saúde!

Post scriptum: Não deixa de ser interessante como a filosofia tem coisas surpreendentes — se neste texto a palavra "filosófico" for substituída por "inútil", o que aqui foi escrito continua a fazer sentido!

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Aterragem na ilha do Pico (vídeo)


No passado dia 21 de outubro de 2017, o voo Ponta Delgada - Pico proporcionou a quem ia a bordo uma magnífica visão sobre grande parte da costa norte da ilha montanha, mais concretamente desde a ponta da ilha até ao mistério de Santa Luzia.

De forma a poder partilhar parte das paisagens observadas, aqui fica então um vídeo (filmado a partir do interior do avião Bombardier Q200) da aterragem deste voo SP 430, bem como uma fotografia tirada à chegada, onde a montanha do Pico saudava os recém-chegados.

Recorde-se ainda que todos horários dos aviões que servem a ilha do Pico de forma regular encontram-se disponíveis no separador "Aviões" deste blog.

Haja saúde!


domingo, 22 de outubro de 2017

Pico em destaque num vídeo sobre os Açores


Mathieu Stern é um fotógrafo e realizador francês, dono de um canal de YouTube com quase 6 milhões de visualizações e professor de fotografia / Photoshop em algumas escolas de design de Paris.

Acontece que este francês passou alguns dias nos Açores, tendo afirmado que "estas ilhas são tão bonitas, tão selvagens e tão únicas no mundo, foi uma experiência maravilhosa e duas semanas foi definitivamente insuficiente para ver tudo."

Ainda assim, Mathieu Stern realizou um vídeo sobre a sua experiência em terras açorianas [em anexo], onde a ilha do Pico assume um papel de destaque.

Haja saúde!

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Rali da ilha do Pico 2017 (resumo vídeo)


Decorreu nos dias 13 e 14 de outubro de 2017 o VI Pico Play Autoaçoriana Rali, sendo o último rali pontuável para o Campeonato Ralis dos Açores, pontuável também para o Troféu do Canal e para o Troféu de Ralis de Asfalto dos Açores.

Esta edição teve ainda a particularidade de ser nela que se definiu o primeiro lugar do campeonato — Ricardo Moura venceu este rali da ilha do Pico e sagrou-se novamente campeão regional [tempos e classificações das várias etapas].

Um resumo vídeo deste rali, elaborado pela RTP-Açores, pode ser visionado online através do seguinte link:

VI PICO PLAY AUTOAÇOREANA RALI

Haja saúde!


quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Blog "Cais do Pico" é um dos mais lidos de Portugal


O diretório "Blogs Portugal" [blogsportugal.com] pretende ser a mais completa lista de blogs portugueses. Nesta plataforma estão atualmente registados mais de 180 mil blogs, os quais se distribuem por várias categorias (Negócios e Finanças, Tecnologia / Gadgets, Política / Sociedade, etc.).

Por outro lado, o "Blogs Portugal" mede a audiência dos blogs, o que lhe permite apresentar um ranking da blogosfera portuguesa. Graças a esta estatística providenciada pelo maior diretório de blogs de Portugal, é possível avaliar o desempenho do blog "Cais do Pico" no contexto nacional.

Pois bem, é com um sentimento misto de algo totalmente inesperado mas com muita satisfação que, à data deste post, é possível observar que o blog "Cais do Pico" não só integra o top 100 dos blogs mais lidos de Portugal, bem como é líder na sua categoria — Cidade / Local.



Este é um momento simbólico mas que deixa uma marca ímpar no historial do blog "Cais do Pico", para além de uma fantástica sensação pessoal de muita alegria :)

Por outro lado, recordando que o tempo, esforço e dedicação aqui despendidos têm como objetivo escrever sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico, ou seja, o foco deste blog é sobre um dos locais menos populosos e mais remotos de Portugal, este feito agora alcançado prova que um sítio por vezes só é pequeno na imaginação e não na prática!

Por fim, o meu muito obrigado a todos os visitantes do blog "Cais do Pico", especialmente àqueles que o seguem fielmente e a todas as pessoas que têm ajudado a divulgar o mesmo — esta comemoração não só também é vossa, bem como a mesma não seria possível sem o vosso contributo!

Haja saúde!

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Vista aérea da vila de São Roque do Pico (vídeo)


Apresenta-se de seguida um vídeo da autoria de Henrique Andrade, datado de 7 de outubro de 2017, o qual mostra a vista aérea da vila de São Roque do Pico, desde São Miguel Arcanjo até ao Cais do Pico.

Haja saúde!

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Subindo a Montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal

© Khalil Cruz
Tenho que confessar que nunca havia ouvido falar sobre os Açores. Até 14 de outubro de 2016. Naquela noite, o Globo Repórter exibiu uma excelente reportagem sobre esse arquipélago que fica a 1500 km a oeste de Lisboa. Além de toda a beleza da região, o programa mostrou a repórter Kíria Meurer subindo um vulcão ativo. – Opa, amigo, agora você acertou em cheio meu ponto fraco, você disse subir um vulcão ativo? 
Como nunca havia ouvido falar sobre esse paraíso? Sinceramente, não sei, tamanha é a diversidade de riquezas naturais. Vinhedos, águas termais, observação de baleias e golfinhos, vulcões, mirantes, flora exuberante, frutos do mar frescos, tudo isso a preços convidativos para o padrão europeu. Mas isso é conversa para outra prosa, porque hoje, minha missão é mostrar para vocês como foi a aventura de subir o ponto mais alto de Portugal.
Assim começa um artigo de Khalil Cruz (um brasileiro que se diz aficionado por viagens, apaixonado pela natureza e especialmente por vulcões), o qual descreve com palavras e imagens a sua aventura de subida ao cimo da montanha da ilha do Pico [link para o texto completo].

Por outro lado, é de realçar o efeito que uma magnífica reportagem brasileira sobre os Açores [link para a mesma] pode ter no público: criar o desejo de vir visitar as ilhas açorianas e concretizá-lo!

Haja saúde!

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Descolagem da ilha do Pico (vídeo)


No passado dia 2 de outubro de 2017, e graças a um magnífico dia de céu limpo , o voo Pico-Lisboa proporcionou a quem ia a bordo magníficas vistas sobre várias paisagens açorianas, nomeadamente sobre as ilhas do "Triângulo" (Pico, Faial e São Jorge) e também sobre a ilha Terceira.

De forma a poder partilhar parte das paisagens observadas, aqui fica então um vídeo (filmado a partir do interior do avião) da descolagem deste voo S4 140.

Recorde-se ainda que todos horários dos aviões que servem a ilha do Pico de forma regular encontram-se disponíveis no separador "Aviões" deste blog.

Haja saúde!

domingo, 15 de outubro de 2017

No desenvolvimento ambiental sustentável, Pico é um exemplo a seguir!


No passado dia 9 de outubro de 2017, a Comissão de Ambiente da Assembleia da República visitou a ilha montanha, no âmbito de um périplo pelos Açores.

O seu presidente, Pedro Soares, afirmou que "o Pico é um bom exemplo de que o desenvolvimento ambiental sustentável suporta também o desenvolvimento económico".

O deputado acrescentou ainda que "o caso do Pico é um caso paradigmático, porque a grande atração em termos turísticos da ilha prende-se com a qualidade ambiental e também com a preservação das tradições, nomeadamente no que diz respeito às características concretas da vinha".

Haja saúde!

sábado, 14 de outubro de 2017

Açores no centro de uma tempestade perfeita: furacão "Ophelia" junta-se a uma superfície frontal fria

Fonte: IPMA

O furacão "Ophelia" deverá passar hoje (14 de outubro de 2017) a sudeste do arquipélago açoriano, afetando sobretudo o grupo oriental (ilhas de Santa Maria e de São Miguel). Contudo, e ao mesmo tempo, uma superfície frontal fria irá cruzar todas as ilhas dos Açores, no sentido noroeste-sudeste.

Assim, esperam-se ventos na ordem dos 65 km/h em Santa Maria e São Miguel, mas rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h nestas ilhas. No entanto, quando a superfície frontal fria se encontrar com o furacão, todo o arquipélago dos Açores vai ser afetado por chuvas muito fortes que podem causar mais danos do que o próprio furacão.

Por esta razão, foram emitidos uma série de alertas por parte da proteção civil açoriana, onde se incluem alertas vermelhos devido à precipitação — prevê-se que, em algumas zonas, possa chover mais de 40 litros por metro quadrado num período de uma hora.

Apesar de a passagem de um furacão por terras açorianas ser sempre motivo de notícia devido à sua raridade, este não é um fenómeno anormal, tendo já ocorrido algumas vezes no passado. Além disso, o povo açoriano encara sempre de forma muito prudente estes fenómenos naturais, precavendo-se de forma exemplar (várias estradas estão com a circulação temporariamente condicionada, os barcos são recolhidos para terra, vários contentores de lixo são amarrados às paredes, entre outros exemplos).

Espera-se e deseja-se que, no fim, o resultado desta "tempestade perfeita", derivada do encontro entre um furacão e uma superfície frontal fria, seja também o habitual: umas árvores caídas cá e lá, alguns voos cancelados e mais um grande exemplo de que vale a pena prevenir para depois não ter de remediar.

Para quem quiser seguir esta interação entre estes dois fenómenos atmosféricos, sugere-se que se observem as webcams disponíveis no site SPOTAZORES [www.spotazores.com], onde é possível observar em direto vários pontos de todas as ilhas do arquipélago [em anexo apresentam-se as imagens relativas à ilha do Pico]. Adicionalmente, a previsão dos efeitos do movimento do furacão e da superfície frontal fria podem ser encontrados em vários sites, tais como o Windyty [www.windyty.com — animação da previsão da precipitação em anexo], o Dark Sky Maps [maps.darksky.net — previsão da precipitação em anexo], o IPMA [www.ipma.pt] ou o site do centro norte-americano para os furacões [www.nhc.noaa.gov — exemplo de imagem satélite em anexo].

Haja saúde!

Post scriptum: Links para alguns vídeos registando a precipitação elevada que ocorreu na ilha do Pico (em apenas cinco horas, caíram 51 litros por metro quadrado de precipitação) — link 1 | link 2.



São Roque do Pico



Lajes do Pico



Madalena


Fonte: NOAA

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Estreia do navio "Laura S" no Pico


Apresentam-se aqui algumas fotografias, da autoria do amigo Rui Miranda, relativas à estreia do navio porta-contentores "Laura S" na passada quinta-feira (12 de outubro de 2017) no porto comercial do Cais do Pico, situado na vila de São Roque do Pico.

Este é um navio construído em 1998, nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, tem 120 m de comprimento, 21 m de boca e uma tonelagem bruta de 5850 ton, o que lhe permite ter uma capacidade de 600 teus.

Recorde-se que as previsões de entrada e de saída de navios no principal porto comercial da ilha montanha, bem como os horários dos navios de passageiros que servem a ilha do Pico de forma regular, podem ser encontrados no separador "Barcos" deste blog.

Haja saúde!



quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Campanha SOS Cagarro 2017


A Campanha SOS Cagarro 2017 já está em marcha em todas as ilhas açorianas! Esta campanha, que decorre até 15 de novembro [posteriormente adiada até 22 de novembro], tem como principal objetivo envolver as populações e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e na sua proximidade.

O cagarro é uma ave procelariforme migratória (ou seja, que habita o oceano aberto), sendo também a ave marinha mais abundante nos Açores. Aliás, é nas ilhas açorianas que se encontra a maior concentração mundial de cagarros (cerca de 75% da população mundial da subespécie Calonectris diomedea borealis e cerca de 65% da população mundial da espécie Calonectris diomedea nidifica nos Açores).

Sabia que todos os anos, por volta de março, os cagarros regressam à mesma ilha e ao mesmo ninho onde se reproduziram pela primeira vez? O parceiro é sempre o mesmo todos os anos e os rituais de reconhecimento e acasalamento são complexos. As crias nascem em maio, sendo que em outubro abandonam os ninhos rumo ao mar. Estas só regressam para se reproduzir passados 5 anos.

A conduta a seguir para o salvamento de um cagarro juvenil encontrado é:
  1. Aproximar-se lentamente da ave (de preferência por trás), para não a assustar;
  2. Com calma e segurança, cobrir o corpo do cagarro com um casaco, toalha ou manta;
  3. Sem magoar a ave, segurá-la pelo pescoço e pela cauda, de modo a envolver todo o seu corpo;
  4. Com cuidado, colocar o cagarro numa caixa de cartão (de preferência com furos para permitir a ventilação) e mantê-lo dentro da caixa durante a noite, em local tranquilo e escuro;
  5. Libertar a ave na manhã seguinte, junto ao mar, pousando-a com cuidado no chão (não se preocupe se o cagarro levar algum tempo a reagir e a voar para o mar, pois ele continuará a sua viagem quando se sentir preparado).

Este ano salve um cagarro. Faça um amigo!

Haja saúde!

Post scriptum: Campanha SOS Cagarro 2017 permitiu salvar 2.800 aves nos Açores.



Alguns recursos da Campanha SOS Cagarro [lista completa]

Canção "O Cagarro" [letra]:



Exemplo de salvamento de um cagarro

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Azores Top 10


O site Azores Top 10 identificou algumas das melhores coisas que podem ser feitas nos Açores, recorrendo para esse efeito a magníficas imagens de todas as nove ilhas.

Agora, e de forma a se encontrar o top 10, encontra-se aberta ao público uma votação (até 29 de outubro de 2017) onde cada pessoa pode votar nos seus favoritos.

Em anexo encontram-se os links para as votações relacionadas com a ilha do Pico — para visualizar o vídeo relacionado e poder votar, basta carregar na imagem correspondente.

Haja saúde!

Post Scriptum: Resultados para a ilha do Pico.














terça-feira, 10 de outubro de 2017

Triângulo Magazine — setembro 2017

Apresenta-se de seguida a edição online, de setembro de 2017, da revista açoriana Triângulo Magazine.

Haja saúde!

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Azores Triangle Adventure 2017 — etapa do Pico


De 6 a 8 de outubro de 2017 teve lugar mais uma edição do Azores Triangle Adventure — um evento desportivo de trail running que se disputa em três etapas distribuídas pelas três ilhas do "Triângulo": Pico, São Jorge e Faial.

Batizada como "Da Vinha à Montanha", a primeira etapa desta prova decorreu na ilha do Pico e contou com a participação de mais de 100 atletas que fizeram um percurso com cerca de 28 km desde o nível do mar até ao ponto mais alto de Portugal, passando também pela paisagem património mundial pela UNESCO [link para mais informações sobre o percurso].

O grande vencedor da etapa da ilha montanha foi Ricardo Silva, com um tempo de 03h09m05s. Em relação às senhoras, Magdalena Laczak atingiu a meta ao fim de 03h58m44s, naquele que foi o décimo sexto melhor tempo da classificação geral.

Aqui fica um resumo em vídeo do primeiro dia do Azores Triangle Adventure 2017, bem como alguns links relacionados com esta prova:

Haja saúde!

Post scriptum: Adicionados outros vídeos sobre esta etapa do Pico da Azores Triangle Adventure 2017.





domingo, 8 de outubro de 2017

Radar da PSP no Pico — outubro 2017


Segundo a PSP, neste mês de outubro de 2017 serão efetuadas algumas operações de controlo de velocidade por radar na ilha do Pico, nomeadamente em:

  • 10 de outubro (terça-feira) / 08h00 / Santa Luzia (São Roque do Pico).
  • 26 de outubro (quinta-feira) / 08h00 / Bandeiras (Madalena).

Haja saúde!

sábado, 7 de outubro de 2017

Docagem do navio "Mestre Simão" a partir de 9 de outubro


Comunicado da Atlânticoline:
A Atlânticoline, S.A. informa que o ferry “Mestre Simão” estará, entre 9 de outubro e 31 de dezembro, em doca seca, no continente português, a cumprir o período de docagem obrigatório para efeitos de certificação pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. Durante esse período, serão asseguradas todas as viagens previstas, com algumas alterações. Nesse sentido, os horários sofrerão alterações e o transporte de viaturas ficará impossibilitado em algumas viagens, tanto na Linha Verde como na Linha Azul, sendo que foram feitas todas as diligências no sentido de otimizar o mais possível a utilização do “Gilberto Mariano” durante este período. 
Durante a semana, todas as viagens da Linha Verde, que liga Faial, Pico e São Jorge, serão feitas com o ferry. A viagem matinal sairá da Horta às 09h00. As viagens da tarde mantêm o seu horário, sendo que na segunda e sexta-feira serão feitas escalas adicionais na Madalena. A viagem de sábado na Linha Verde será feita com o “Cruzeiro do Canal”, enquanto que a viagem de domingo volta a ser feita com o ferry, prevendo-se escalas adicionais na Madalena. 
Na Linha Azul (Horta/Madalena), a primeira viagem do dia durante a semana será feita com o ferry. Além disso, a viagem que habitualmente saía da Horta às 13h15 passará a sair às 14h15, permitindo desta forma ser sempre operada com o ferry. As restantes viagens serão realizadas com o “Cruzeiro do Canal”, à exceção de terça e quinta-feira, dias em que o ferry fará também a viagem das 17h15/18h00. No sábado todas as viagens serão feitas com o ferry, assim como as três primeiras viagens do dia de domingo. Ao domingo, a viagem das 17h15/18h00 será feita com o “Cruzeiro do Canal”. 
A partir de 29 de outubro, o horário voltará a sofrer ligeiras alterações, de modo a garantir a intermodalidade com o transporte aéreo, na sequência da chegada do Inverno IATA, mantendo-se, todavia, a lógica de articulação do ferry e do “Cruzeiro do Canal”. 
Depois do “Mestre Simão” regressar aos Açores, será a vez do “Gilberto Mariano” cumprir o seu período de docagem. 
A Atlânticoline lamenta quaisquer inconvenientes que esta situação possa causar aos passageiros, solicitando a sua compreensão para o facto destes procedimentos serem obrigatórios e absolutamente necessários para garantir todos os requisitos de segurança exigíveis neste tipo de embarcações.

Recorde-se que no separador "Barcos" deste blog é possível encontrar os horários dos navios de passageiros que servem a ilha do Pico de forma regular, bem como os horários dos navios de mercadorias que escalam o principal porto comercial da ilha montanha.

Haja saúde!